Notícias, vídeos, análise e contexto em português BBC News Brasil

Notícias, vídeos, análise e contexto em português BBC News Brasil

Mundo Noticias internacionais sobre guerras, eleições e disputas políticas

A informação consta em uma nota conjunta dos Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e das Relações Exteriores (MRE), divulgada nesta quinta-feira, 26, à imprensa. De acordo com o MPO, o Brasil tem hoje 100% de adimplência com despesas obrigatórias junto aos organismos internacionais. Na quinta-feira, a Qatar Airways anunciou a retomada dos voos para a capital síria a partir de terça-feira, após uma interrupção de quase 13 anos. Aviões de ajuda internacional estão chegando na Síria, e os voos internos também estão sendo retomados. “Anunciamos que começaremos a receber voos internacionais de e para o Aeroporto Internacional de Damasco” na terça-feira (7), disse a agência de notícias estatal Sana, citando Ashhad al Salibi, que dirige a Autoridade de Aviação Civil e Transporte Aéreo.

Modi tem mais cinco anos no poder da Índia; o que isso significa para o mundo?

O número de cidades visitadas pelo petista quase dobrou e passou de 35 para 61. No entanto, durante o ano, Lula não foi a oito estados brasileiros, mesma quantidade de 2023. Os levantamentos foram feitos pelo R7, com base na agenda pública do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto. Não seria necessária muita provocação para desencadear uma nova rodada de ataques aéreos israelenses ao Irã. A Ucrânia pareceu recentemente tomar um rumo errado nessa região ao permitir, em julho, um grande ataque às forças do governo malinês e seus mentores russos. Um dos muitos efeitos do ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em outubro de 2023 é que a reação israelense teve desdobramentos devastadores sobre os aliados do Irã na região.

O Brasil pagou R$ 1,9 bilhão a organismos internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2024, deixando para trás um saldo de dívidas em despesas obrigatórias junto a estes órgãos. O montante corresponde ao pagamento de contribuições financeiras e de integralizações e recomposições de cotas junto a bancos e fundos internacionais. Em 18 de dezembro, o primeiro voo desde que a coalizão rebelde destituiu Assad ElvasNews.com decolou em Damasco com destino à Aleppo, no norte do país, de acordo com repórteres da AFP.

  • De acordo com o MPO, o Brasil tem hoje 100% de adimplência com despesas obrigatórias junto aos organismos internacionais.
  • No dia seguinte à queda, Lula embarcaria para a Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan.
  • No Líbano, há anos, a força militar mais forte não é o exército nacional, nem as forças de paz da ONU baseadas no sul.
  • Com a ausência, a delegação brasileira foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o petista participou do evento por videoconferência.

Magic Johnson, Hillary Clinton e Denzel Washington recebem maior honraria civil dos EUA

Notícias internacionais

No topo da lista, está um material explicativo sobre a Corte Internacional de Justiça, ressaltando suas funções, competências e importância. Ao longo do ano, a CIJ abrigou debates e emitiu opiniões relevantes sobre crises atuais. Esses foram os temas que mais interessaram aos leitores, ouvintes e espectadores da agência oficial de notícias das Nações Unidas em português. Pela ordem de acessos, preparamos uma lista com as 10 matérias de maior interesse.

Em 8 de outubro de 2023, o Hezbollah começou a lançar foguetes e drones contra o norte de Israel em solidariedade, segundo disse, aos seus “irmãos” em Gaza. Inúmeras tentativas de mediar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas falharam, apesar dos esforços do Catar, Egito, EUA e outros. Hoje, 15 meses após o início desta guerra, grande parte de Gaza está em ruínas. De uma população de 2,4 milhões, mais de um milhão de pessoas foram deslocadas, muitas vezes em várias ocasiões. Enquanto isso, o enorme apoio financeiro e militar dos EUA, União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) permitiu que a Ucrânia conseguisse barrar o exército russo — até agora. A aeronave decolou no dia 25 de dezembro no Azerbaijão e caiu ao tentar fazer um pouso forçado já no Cazaquistão.

No Líbano, há anos, a força militar mais forte não é o exército nacional, nem as forças de paz da ONU baseadas no sul. Em novembro, Lula iria à COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Baku, no Azerbaijão. Com a falta do presidente, a delegação brasileira foi chefiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Também em novembro, o petista embarcaria para a reunião de líderes econômicos da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Lima, no Peru.

Reino Unido fecha maior acordo comercial desde o Brexit

Notícias internacionais

No início de 2024, o primeiro deslocamento internacional do presidente foi à África, quando visitou Egito e Etiópia. Além de reuniões bilaterais e discussão de acordos, Lula foi ao continente para participar, como convidado, da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Com o apoio do Brasil, a União Africana passou a integrar, em 2023, o G20 — grupo que reúne as maiores economias globais. Isso é algo a que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se opõe veementemente, e a tomada de terras palestinas por colonos israelenses continua a todo vapor — com o presidente Trump na Casa Branca, é provável que se intensifique.

Haverá mais pressão de todos os lados por um acordo de paz substancial em Gaza que leve os reféns israelenses para casa e acabe com a ofensiva israelense naquele território maltratado. A guerra se tornou cada vez mais internacionalizada, com tropas norte-coreanas chegando para lutar ao lado da Rússia e o Ocidente dando sinal verde para a Ucrânia disparar seus mísseis de longo alcance contra a Rússia. Tudo isso aumenta as tensões já febris na Península Coreana, onde um Estado paranoico com armas nucleares (o Norte) enfrenta seu vizinho democrático pró-Ocidente (o Sul). Os dois países nunca encerraram oficialmente sua guerra — ela parou com um armistício em 1953. O mais recente conflito no território palestino foi desencadeado pelo ataque liderado pelo Hamas (grupo considerado terrorista por muitos governos) no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, no qual mais de 1100 pessoas foram mortas e cerca de 250 levadas para Gaza como reféns.

Sai Reconnect Initiative Pvt Ltd

See all author post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.

Back to top